ItalianoHrvatskiEnglishFrançaisDeutchEspañolPortuguesePo PolskuSlovakia     

 

Mensagem de Madre Elvira

Somos mergulhados no Espírito Santo, que abraça cotidianamente o tempo da nossa vida. O Espírito Criador renova e faz novas todas as coisas todos os dias, e a cada nova criação que Ele faz somos nós. Deus deseja entrar na raiz da nossa história, na estação da nossa vida passada e ferida, porque o verdadeiro encontro com Ele nasce de uma nova criatura, é a primavera eterna do coração. Quando vou a praia gosto de colocar a máscara para olhar em profundidade: que am torno há rochas que emergem água, mas depois observo em baixo e vejo que tem uma montanha que não acaba mais.
Como è importante achar de Nossa Senhora que é uma mulher genuína, luminosa, que não tem nada pra esconder. Nós temos proposto à Comunidade a Verdade: dizer aos outros e falar a sim - mesmo a Verdade. Parece-me que Nossa Senhora nos doa próprio este exemplo: Ela é a mulher genuína, livre, transparente, luminosa, consegue falar e fala com todos. É uma moça, estava uma moça como nós: Ela não o sabia que Ela estava escolhida por Deus nosso Pai, e quem sabe como ela tem vivido isto; Nossa Senhora, a vemos sempre com as mãos juntas, porem é lindo também ver-la preparando a comida pra São José, doando de comer ao menino Jesus segurando-o nos braços.
Mensangem quaresma
Nesta quaresma tentaremos de não viver somente de prazer, porque o prazer dura só um instante,  por enquanto temos o direito de viver uma verdadeira alegria. Tenho a certeza que alguém já tem experimentado que, depois de ter renunciado ao prazer daquele “bombom” que queria tão comer, daquela “consolação” que queria tomar (atribuir-se)...experimentou a alegria,  aquela que não passa, que dura para toda a vida! Devemos ser geradores de alegria, e somos capazes de o ser na medida em que conseguimos dizer alguns “não” para nós - mesmo: talvez iremos cair dez vezes, mas, depois vem aquele momento em que conseguimos dizer “não” e isto é uma vitória extraordinária!
Temos um encontro que não termina no Natal.
Temos um encontro que nos espera, que não termina no Natal. Cada um de nós possui algum desejo no coração, algo verdadeiro, lindo e de grande importância, mas para que possamos nos sentir bem exteriormente, precisamos pedir alguns dons para o nosso interior. Às vezes, o que fazemos nos decepciona, pois não abraçamos essa escolha com todo o nosso ser, mas somente a toleramos, como algo exterior a nós, que não nos pertence e, portanto, não nos satisfaz, não traz alegria ao nosso coração.
A Santitade è a tua vida
A Santidade é a tua vida, vivenciada na verdade: simples, limpa e alegre.
A Santidade compreende experimentar uma força a qual jamais se teve e obtêm-se ao realizar um passo concreto na vida, como ter a coragem de reconciliar-se e pedir perdão.
Faz parte da santidade o equilíbrio entre pensar, dizer e agir: alcançar essa profunda união de si mesmo, querer estar livres de tudo, até de si mesmos e dos próprios altos e baixos de humor.
OBRIGADO!
Ao terminar a Festa da Vida, de nossos corações jorra uma simples, mas sincera palavra: OBRIGADO!
OBRIGADO ao Deus da Vida que nos abençoou, dando-nos dias de bom tempo , que nos apoiou com sua Providência, que nos protegeu dos perigos e que nos ajudou a criar esse espírito de comunhão e familia, gerado por pessoas que vieram de vários países diferentes...

Estamos nos preparando para o aniversário da Comunidade que há anos "batizamos" com o nome: "Festa da Vida". São quatro dias de alegria no Senhor para fazer festa à vida, a qual pertence a vários jovens que possuem um nome, um rosto, e que reencontraram neste lugar, o verdadeiro sentido da própria existência! Gostaria de dizer a cada um de vocês: "Pegue sua vida pela mão e note que é um dom precioso, importante e único.
Redescubra a alegria de viver, a beleza de doar a vida!".
Ser autentico, não é uma atitude que nos é natural, é preciso o querer ser, porque algumas vezes também nós nos comportamos como os fariseus vivendo de maneira falsa. E preciso então encontrar a fonte da autenticidade, da verdade, da transparência. Esta fonte de vida se encontra dentro do “coração”. Deus é o coração. O seu coração è dentro de nós e nós vivemos nele...
Estamos aqui mais uma vez para nos convencer de que a nossa fé é vida! Várias vezes Nossa Senhora mostrou-se nesses séculos, para que pudéssemos acreditar mais profundamente no poder da fé. Por que é a fé que nos dá força, confiança, paz, a fé é a nossa grande riqueza e Maria viveu pela fé e somente em virtude da fé...
Abril
Este é o augúrio di Páscoa: Que nos encaminhemos rumo a Ele sem nunca se conformar. Vamos adiante com o desejo e a vontade, encontraremos verdadeiramente aquele Jesus que é a resposta a todas as nossas perguntas; Ele é a resposta, não a procuremos em outro lugar...
 
Fevereiro
Sim, amor gera amor, e hoje existe uma grande necessidade de pessoas que sejam capazes de gerar esperança. Existe a necessidade de uma nova família. A família renasce se os pais se convertem. Assim seus filhos serão salvos. O nosso futuro e aquele de nossos filhos depende da confiança que o Senhor nos dá...
A fé vence
A fé é Alguém mais forte do que nossas desilusões, do que cada porta fechada. Nossa Senhora carregava esta presença dentro Dela, no seu ventre. A fé Nela era carne, era a vida daquele Menino que Ela protegia e pelo qual se sentia protegida. A fé deve ser protegida, porém, nos protege!
Dar a vida para os amigos
“Amigos” quer dizer muito mais que irmão ou irmã. Por isto Jesus, quando quer dizer aos apóstolos que os quer bem, que confia neles, que os considera parte dele, diz: “…Vos chamei amigos, porque tudo que eu ouvi do meu Pai, o compartilhei com vocês”...
Renasce o Amor à Vida
Tudo que estamos buscando é uma amizade verdadeira, uma grande amizade. “Não é bom que o homem esteja sozinho” (Gen. 2, 18): foi o próprio Deus que na hora da criação colocou dentro de cada um de nós a saudade da comunhão, da amizade verdadeira. Foi ele que colocou dentro de nós um profundo desejo de bem, de compreensão, de saber amar, perdoar, recomeçar com alegria, de caminharmos juntos. 
Feliz Páscoa!
O mundo compreende, tanto ontem como hoje, o anúncio pascal da esperança, da alegria de saber que a morte não existe, que um homem livremente se doou e pagou pelo nosso pecado. Deus hoje espera o nosso Sim, porque o eco desse anúncio atinge a todos, pobres, ricos, professores, analfabetos, bons, ruins, homens, mulheres, crianças...
Tudo o que cada um de nós está buscando é a amizade verdadeira: verdade, honestidade e amor.
O Senhor mesmo nos deu o sentido de comunhão, da amizade entre nós; Ele colocou dentro de nós o sentido do bem, da compreesão, da sabedoria de amar, de perdoar, e recomeçar com alegria. Aprendemos então com os jovens que o nosso verdadeiro bem, a nossa felicidade não é aquilo que te destaca, mas é ser irmão, irmã, amigo leal, sem a ambição de chegar nem sabendo aonde, e sozinho.

É tempo de olhar para dentro de si
É tempo de nos observarmos, e tornarmos verdadeiros amigos entre nós.
Para sermos capazes de doar uma amizade, necessitamos nos conhecermos profundamente a nós mesmos, descobrir quem somos e dize-lo com sinceridade. Desmascarar os “ídolos” que nos devora por dentro e no final, nos remete à solidão: o egoísmo, o orgulho, a superioridade, e a indiferença.
Devemos tomar posse da nossa dimensão de homens e mulheres capazes de amar com ternura, com bondade, e com misericórdia.
 
Venha Senhor Jesus!
Venha, porque assim possamos ler e colher nos sinais dos tempos de hoje, que o homem retornará a Ti.
Venha, porque assim, os homens reencontrando Tu, se descobrem mais irmãos. Venha, para que seja respeitada a vida e para defender nossas crianças. Venha, porque precisamos colocar no coração daquele Pai que o Senhor vem curar a inquietude, o sofrimento, o pecado, a incoerência, o desconforto de nossos corações.
Venha, porque precisamos de você, de um Deus que é Pai, amigo, que é amor, que escuta, verdade que brilha, luz que ilumina, sol que nasce e aquece os corações dos homens.
Vem Espírito Santo , venha a nós por Maria!
O Espírito Santo quer transformar partindo justamente de onde a vida nos feriu. Devemos somente lhe dar a permissão para entrar e agir.
Espírito Santo nós precisamos de fogo, de sermos aquecidos pelo seu fogo. Mande-o com a tua luz naqueles vazios, nos porões escuros que ainda temos dentro de nós. Manda a tua luz porque queremos ser mulheres e homens serenos, em paz, confiantes, capazes de sorrir, falar, dialogar, pedir perdão. Porque somente Você pode entrar e despertar em nós a nostalgia do bem e do encontro contigo.
Março
A Quaresma é um tempo especial que nos conduz ao coração da Fé Cristã , ao momento da nossa salvação : o  Tríduo Pascal da morte e ressurreição de Jesus. A Quaresma é também a imersão naquela dor universal que viveu Jesus .Uma dor que Ele acolheu amando e assim se fez instrumento de salvação para toda a humanidade . É como se a dor que vocês também viveram , a suas tristezas, as suas angústias , tudo tenha sido acumulado na vida de Jesus . Ele quis absorver todas as nossas dores justamente porque quis lhes dar significado e força e aquela dor se transformou em amor .
Fevereiro
É um dom que Aquele que nos criou nos faz: basta somente abrir as portas; devemos acolher, devemos dizer “Sim, assim seja”. E quando somos cheios de amor, somo também cheios de felicidade e nos vem a vontade de dar alegria a todos , de “arregaçar as mangas” e de servir a vida.
Janeiro
Vivo cada vez mais a convicção que a única fonte da vida è Deus.  Daquela fonte de Luz nós temos nascido. Mesmo não sendo cientes, o abraço do Amor de Deus envolve a nossa historia; cada vez que respiramos, è o sopro de Deus dentro de nos.
O encontro que hoje vivemos com aquele Deus que se revelou de forma espontânea na "plenitude" dos tempos através a Palavra do Pai cujo nome è Jesus de Nazaré, nos revela hoje que a nossa história è amada por Deus.
Mensagem de Madre Elvira
Queridos amigos da Comunidade Cenacolo,
Eis me aqui com vocês para  viver
o maior grande evento da história:
o nascimento de Jesus no meio de nós!
Jesus nasce hoje para nos dizer,
o seu amor,
a sua misericórdia, o seu perdão.

Novembro
A santidade pertence ao coração dos cristãos, nos pertence, é o nosso vestido, a nossa grande realização: é a estrada do amor que nos faz um dom na simplicidade de uma vida que descobre a grandeza.
Os Santos te guiam no caminho da vida e te dizem que a vida, se não é doada a Deus e aos irmãos, é desperdiçada! Anunciamos-vos com os testemunhos daqueles que viveram que a maior alegria é dar do que receber. Que o único verdadeiro senso de viver é Jesus!
Outubro
Ser verdadeiros missionários significa acima de tudo "repetir" Jesus. O verdadeiro e grande missionário do Pai foi Ele: se incomodou, deixou a sua natureza divina e se revestiu da nossa pobre natureza humana sofrendo exatamente como nós, passando sono, fome,  perseguições e humilhações...
Antes de tudo devemos acreditar naquela fonte do Amor e da Vida que é Jesus de Nazaré. Ele doou-se a nós e fez isso com liberdade, com alegria, com coragem, com muito Amor.
Somos mergulhados no Espírito Santo, que abraça cotidianamente o tempo da nossa vida. O Espírito Criador renova e faz novas todas as coisas todos os dias, e a cada nova criação que Ele faz somos nós.
Deus deseja entrar na raiz da nossa história, na estação da nossa vida passada e ferida, porque o verdadeiro encontro com Ele nasce de uma nova criatura, é a primavera eterna do coração.
Maio
Este ano o mês de maio deve florir todos os dias com uma novidade,assim como na natureza que muda e se transformam  em beleza, em alegria. Cada dia deve aparecer uma flor sempre mais bonita, mais luminosa e mais  perfumada.
Provamos a recitar o Rosário com o coração: tem muita gente que espera e nós devemos devemos fazer-se cheio de toda a humanidade próprio através da oração.
Fevereiro
A vida é belíssima e sou contente por existir.
Antes de tudo desejo dizer obrigada a minha mãe e ao meu pai, porque me permitiram de viver e depois agradeço a todos vocês  porque não sou sozinha: ao meu redor existe a vida preciosa  de muitas pessoas... somos muitos a ser criados e amados!  
Saiba que devemos só acolher a vida , acolher e alegrar-se.
Janeiro
A Comunidade deseja ser um sinal de esperança no mundo, nas famílias, no coração do homem.
Todos temos dentro de nós a semente da esperança: desejamos um futuro melhor, a cura, a saúde, a paz, a serenidade... e sobretudo neste momento, ao inicio de um ano novo, no coração de todos se acende a esperança de um futuro melhor. Ano novo, vida nova.... sim é sólido dizer, mas na realidade nós estamos experimentando que a verdadeira esperança não é só alguma coisa, mas é Alguém. Deus Pai nos veio ao encontro revelando-nos o Seu rosto por meio do Filho, e é Nele que a nossa esperança cria as suas raízes,
Dezembro
Deus Pai oferece a cada um de nós a vida de Jesus seu Filho! Não existe para o mundo uma dádiva tão grande que enche o coração daquele que O procuram com coração sincero. Somente se O encontramos saberemos descobrir, acolher, apreciar, amar o dom da nossa vida.

FELIZ NATAL para cada dia
de vida!
Novembro
Nós nascemos do Amor e fomos criados para amar, para viver a compaixão, a ternura, a paz, a vontade do bem...
Nós somos assim: transportamos dentro de nós a fraqueza do pecado mas também a beleza de sermos filhos de Deus; no nosso pobre coração está um pouco do coração, da bondade e da misericórdia de Deus nosso Pai.
Outubro
Fico cada vez mais impressionada com a beleza da Igreja, nossa Mãe, que nos revigora na fé e na esperança, que nos sustenta e nos confirma.
Sinto de ser ainda mais apaixonada e agradecida à Igreja por aquilo que é: fortaleza de ideal, luz que ilumina o caminho e orienta as escolhas de cada homem, serviço voltado aos mais pobres, pão repartido para os que sofrem, certeza para todos. 
Vós sabeis quem somos: somos uma Comunidade de “pecadores públicos”, de pessoas que no passado erraram publicamente vivendo no mal, mas também uma Comunidade que anuncia a força da Misericórdia de Deus: sabemos que o amor e a misericórdia de Deus nos envolvem dia após dia, reconstruindo em nós o homem novo.
Julho
Estamos nos preparando para o aniversário da Comunidade que tivemos batizado com o nome: “Festa da Vida”. São quatro dias de alegria no Senhor para fazer festa a vida, não de forma generica, mas a tua vida, a vida de muitos jovens e famílias que tem um nome, un rosto, e aqui reencontraram o verdadeiro sentido da própria existência! gostaria mesmo poder dizer a cada um de vocês: “Toma nas mãos a tua vida, e percebe que esta é um dom precioso, importante, único. Descubra a alegria de viver, a beleza de doar a vida!”.
Junho
A porta do coração tem só uma maçaneta, aquela de dentro, e somente nós podemos na liberdade abrir a Ele que bate, que deseja entrar para nos tornar felizes, para que a nossa alegria seja plena. E se Ele entra, depois de um longo inverno volta a primavera: o coração se abre num belo sorriso.
Maio
O mês de Maio situa-se num tempo onde se dá a explosão de primavera: estamos imersos no alegre despertar da natureza, na beleza da criação que abraça a humanidade com as suas flores, o seu colorido, o verde, o azul, o sol...
O mês Maio é o mês de Maria, que foi a Primavera de Deus,
Santa Páscoa 2009
Hoje è o dia da vitória do Senhor!
Exultamos e cantamos  a todos a nossa esperança!
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Jesus o crucificado, Aquele que era morto por amor, Ressuscitou !
Sim, Ele Ressuscitou!
Março
Os verdadeiros pobres são aqueles que ainda não encontraram o Amor, a Esperança e a Fé. Há muitas pessoas que pensam que são ricas porque têm muitas casas, muitas coisas, mas elas próprias são normalmente as mais pobres, pois todos nós precisamos da verdadeira riqueza que nasce do encontro com Deus. Ainda que não tenhamos casaco, sapatos, nada mesmo... mas temos a Esperança no coração, então podemos caminhar descalços sobre pedras e resistir porque temos nas nossas maos o verdadeiro e único tesouro que é a própria Vida.
Mensagem para a Quaresma 2008
Queridos irmãos e irmãs, jovens e crianças dos nossos lares, famílias e amigos, retomamos o caminho nesse tempo de Quaresma, para percorrermos também, como o povo de Israel, o deserto da vida cotidiana, para passar da escravidão do pecado à liberdade plena, que nos vem doada pelo perdão de Deus que nos liberta das correntes do mal que feriu a nossa natureza humana.