ItalianoHrvatskiEnglishFrançaisDeutchEspañolPortuguesePo PolskuSlovakia     

 

Março

A Quaresma é um tempo especial que nos conduz ao coração da Fé Cristã , ao momento da nossa salvação : o  Tríduo Pascal da morte e ressurreição de Jesus. A Quaresma é também a imersão naquela dor universal que viveu Jesus .Uma dor que Ele acolheu amando e assim se fez instrumento de salvação para toda a humanidade . É como se a dor que vocês também viveram , a suas tristezas, as suas angústias , tudo tenha sido acumulado na vida de Jesus . Ele quis absorver todas as nossas dores justamente porque quis lhes dar significado e força e aquela dor se transformou em amor . Um o traiu , um o vendeu , os outros fugiram e o deixaram sozinho . Foi perseguido desde o primeiro dia após o seu nascimento e sempre durante a sua vida pública viveu perseguições. Teve que escapar porque queriam lapidá-lo , teve que « engolir » ,calar , sofrer. Jesus assumiu toda a dor da humanidade que desceu à terra , que ainda descerá à terra , que viverá na terra . Devemos ser capazes de responder a este amor .
O verdadeiro amor nasce da dor . Tenho certeza de que cada um de nós rezou mais e procurou mais o amor e a vida justamente quando estava em crise , triste, sofrendo. Cada vez que sofremos na verdade aprendemos a amar . Mas com uma condição , aquela de não encontrar rapidamente uma «lixeira ». Ou seja, apenas temos algo de doloroso dentro de nós causado por uma reprovação , humilhação ou correção corremos para « descontar » em alguém .
Quando aprenderemos a amar ? Quando formos capazes de sofrer como Jesus . A dor , o sofrimento e os momentos mais escuros vem para todos .Mas, devemos nos lembrar que superada a prova somos mais livres , mais fortes e sobretudo melhores . O amor verdadeiro não é quando todos nos querem bem mas quando nós escolhemos querer bem . Quando nos lamentamos é como se sujássemos a consciência e assim nos enfraquecemos e perdemos altitude . Quando alguém vier se lamentar para você tenha a coragem de dizer : “ Vá dizê-lo a Jesus , eu não posso fazer nada ,posso somente te enfraquecer “ . Porque geralmente dizemos a nós mesmos que estamos sofrendo por causa disso ou daquilo e não é assim ! Sofremos porque semeamos erroneamente .Porque não soubemos aceitar uma situação ou comentário . Em nossa casa, vocês sabem , se aprende a olhar nos olhos da pessoa envolvida .Mas antes se reza durante três dias para aquele irmão ou irmã .Depois se dá o encontro ,porém, com outro espírito , com outra paz e com a certeza de que eu não sou mais pobre ou devedor do que o outro ! Rezando pelo irmão ou irmã permitimos a Deus que seja Ele a tomar conta daquela situação .E, se Deus fala ao coração de nosso irmão ele entende muito melhor do que se fossemos nós a explicar as coisas. Quando se reza e se sofre acontece o milagre porque ocorre a passagem do seu coração ao coração de Jesus e do coração de Jesus àquele do irmão.Vivamos bem este tempo de Quaresma como tempo precioso de oração . Aprendamos a falar com Jesus na oração sem medo , mesmo na dor .Na verdade , porque somente desta maneira a nossa liberdade se abre e se torna um espaço infinito . Se não rezamos permanece o vazio e então naquele vazio triste e escuro nós afundamos . Ao contrario a oração é paz , alimento ,plenitude. Ela nos faz viver na luz , nos alarga os horizontes e nos faz encontrar aquele Crucificado Ressuscitado que o nosso coração aguarda e procura em todas as alegrias da vida .
Boa Quaresma a cada um de vocês !

Imprimir esta pàginaImprimir esta pàgina