ItalianoHrvatskiEnglishFrançaisDeutchEspañolPortuguesePo PolskuSlovakia     

 

Quarta–feira de cinzas

A Palavra que escutamos na Missa de hoje , no início da Quaresma , nos chama fortemente a retornar ao Senhor . Todos os anos quarenta dias antes da  Semana Santa e da Páscoa começa o tempo da Quaresma . Um caminho de retorno e aprofundamento da relação com Deus .Assim,  o homem caminha ano após ano amadurecendo na fé e tornando-se sempre mais amigo de Jesus  crucificado e ressuscitado .  A Igreja , nossa Mãe e Mestra , coloca em nossas mãos os meios para viver bem este caminho através da Palavra de Deus. No Evangelho que escutamos hoje Jesus fala de oração ,jejum e esmola . Sabemos muito bem que a oração exige de nós um esforço .Não basta repetir palavras “como um papagaio” . Na oração é necessário empenho , devemos colocar nela nosso coração e todo o nosso ser e é assim que acontece o encontro com Deus .
Este tempo é dado para refletirmos um pouco sobre isto. Para insistirmos um pouco mais com nós mesmos e nos empenharmos na oração . Dizia o Padre Gasparino : “ somente rezando se aprende a rezar “  . É verdade que como o tempo passa ,também a nossa oração deveria se tornar mais substanciosa e nós deveríamos estar mais treinados a rezar bem . Este é realmente o tempo para olharmos para dentro e rezar por nós mesmos e pelas nossas fraquezas colocando todo o empenho possível para a nossa conversão . Desta forma poderemos então rezar bem também pelos outros . Vamos pedir este dom ao Senhor : enxergar  as necessidades dos outros e na fé confiá-las a Nossa Senhora , a Jesus e aos Santos .
Vem depois o jejum .A Igreja nos pede isso há muito tempo e penso que seja um gesto ainda mais profético nestes nossos tempos repletos de “empanturrar-se” ,não apenas de alimentos  . O jejum é símbolo de que tudo é passageiro e a tudo se pode renunciar desde que se retorne a Deus de todo coração e não se perca o essencial .O jejum , além disso ,nos protege das tentações , torna mais robusta a nossa vontade e nos faz mais fortes , nos purifica .Quando jejuamos nos tornamos mais capazes de doar a esmola , ou seja, de nos doarmos aos outros . Jejuar não é somente renunciar ao alimento mas também às conversas superficiais e distrações que não nos fazem bem .
Então vem a penitência .A penitência é recuperar, pensar naquilo que erramos. Na confissão acontece a liberação do pecado. O perdão nos é dado pela Misericórdia de Deus desde que estejamos realmente arrependidos dos nossos erros . O arrependimento é um remédio para nossas feridas , um balsamo de cura para as conseqüências de nossos pecados e ,também, aqueles dos outros  . O mal que fiz hoje recompenso com o bem , esta é a verdadeira penitência . A penitência não deve ser obrigatoriamente uma renúncia . Pode ser um gesto de caridade ou uma oração para um amigo ou algo de bom .
Portanto, são esses os meios que a Liturgia e Jesus nos deixam : a oração , a Sagrada Escritura , o jejum , a penitência , o doar a si mesmo .
Vamos nos empenhar a viver bem e com o coração  estes propósitos com a finalidade de obtermos no mais profundo de nós mesmos o retorno da comunhão com Deus .
         

Print this pagePrint this page